domingo, 11 de novembro de 2012

Células-Tronco


     Células-tronco são células que tem a capacidade da autorreplicação, conseguem criar células iguais a elas, podendo ainda se diferenciarem em outros tecidos, uma grande diferença em comparação as outras células do corpo que não fazem transformações celulares. Estas células podem ser criadas para certos tipos de pesquisas, mas também são encontradas no nosso corpo, como nos embriões, medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, entre outros.

   As células-tronco são dividida em embrionárias, adultas e masenquimais, as células embrionárias são encontradas no embrião humano e podem se transformar em qualquer órgão ou tecido do organismo. As células adultas são encontradas em diversos tecidos, mas elas tem uma limitação na capacidade de diferenciação, não conseguem produzir todos os tecidos a partir delas e as células masenquimais são células do estroma do tecido, dão sustentação as células, estas por sua vez tem capacidade de se diferenciar em diversos tecidos e por isto são usadas para reparar tecidos danificados do nosso corpo. 
Estas mesmas células ainda podem ser diferenciadas por sua potência, podendo ser: 
Unipotentes: células que podem produzir somente um único tipo celular maduro;
Oligopotentes: podem produzir células de uma única linhagem;
Multipotentes: células que podem produzir outras células de diferentes linhagens;
Pluripotentes: podem produzir todas as células do embrião, excluindo placenta e anexos;
Tolipotentes: células que podem produzir todas as células embrionárias e extra embrionárias;

    As células-tronco estão sendo cada vez mais utilizadas em pesquisas para combaterem doenças, um experimento feito no Brasil com 23 pessoas que sofriam de diabetes receberam transplantes de suas próprias células-tronco, os resultados foram impressionantes, o pâncreas dos pacientes voltou a funcionar normalmente, assim deixando de depender injeções de insulina.
    Acredito que deveriam ter mais investimentos nas áreas de pesquisa de células-tronco, pois elas podem curar muitas doenças como: cadiovasculares, hematológicas, traumas na medula espinhal, entre muitas outras. Porém há uma barreira nesta área que é a igreja que condena o uso de células embrionárias considerando isto um assassinato, pois as pesquisas podem acabar com embriões humanos. Entendo que o uso destes embriões é para uma causa maior e que não se deve ser levado como pecado ou qualquer outra coisa do tipo, alguns países já permitem as pesquisas com os embriões e a tendência é aumentar este número. Talvez dentro de alguns anos já possamos usar essas células para tratarmos doenças graves que atingem uma grande parte da população mundial. 


2 comentários:

  1. Achei muito interessante quando explicastes sobre os tipos de células-tronco, e principalmente, sobre a "capacidade" que cada uma delas possui. Também espero, da mesma forma que tu comentaste, que no futuro as pesquisas nesta área tenham maior incentivo. Parabéns pelo texto, está muito bom. (:

    ResponderExcluir
  2. Ficou muito interessante teu texto. Não sabia que existia as células mansenquimas. Gostei que colocou sobre um experimento ocorrido aqui no Brasil com células tronco agindo em pessoas com diabetes e também que uma das barreiras nesta área é a igreja. Parabéns!

    ResponderExcluir