domingo, 25 de novembro de 2012

Comentários feitos

Roberta Minossi - robertaminossi.blogspot.com.br
Arthur Moura - arthurmoura101.blogspot.com

Energias

        Hoje o assunto sobre energia renovável é muito abordado, as indústrias e governos estão mais preocupados com sua obtenção de energia, com isto investem mais em energias limpas para continuarem ou aumentarem as suas produções, ao menos na teoria. A energia é algo imprescindível para o homem, no nosso planeta existem diversas formas de obtê-la. Estas fontes de energias são classificadas como renováveis ou finitas.
         Energia renovável também pode ser associada a energia limpa pois são obtidas pelos recursos naturais que quase não trazem danos à natureza, elas tem a capacidade de se regenerar, ou seja são inesgotáveis. Parecem muito melhores, porém como vivemos em um mundo onde quem manda é o capital, estas energias não são unanimidade pois tem um elevado custo para serem implementadas na sociedade. 
        Existem diversas formas de se obter energia hoje, mas entre as mais utilizadas não renováveis estão: energia nuclear, que é produzida por meio de usinas nucleares, esta cria lixo atômico; a energia fóssil que inclui combustíveis naturais como gás natural que utiliza metano; o petróleo que é a energia mais utilizada no mundo, porém esta energia emite muito CO2 na atmosfera e ajuda a aumentar o efeito estufa; o carvão também é bem utilizado e tem o mesmo problema do petróleo;  

     Já entre as energias limpas encontramos a energia eólica, que é obtida através dos ventos; energia solar que provém dos raios solares; energia hidrelétrica, que é obtida pela força das águas; energia geotérmica que utiliza o calor do solo da Terra, entre outras. 
     Estas energias limpas porém, além de seu alto investimento para serem implementadas, requerem um grande espaço como as eólicas e necessitam serem colocadas em localidades corretas. Além disto podem afetar a vida de certos animais como peixes com a hidrelétrica que muda o circuito dos rios e os volumes de águas. 
         Na minha opinião não existe uma fonte melhor de energia, pois não se vale, por exemplo, investir em energia solar em um local onde a maior parte do ano não se tenha muito sol. Devem ser estudadas as regiões onde se instalam e assim se investir em massa nessa obtenção de energia limpa. Acredito também que deve-se investir mais em biocombustível que é um combustível de origem não fóssil, feito a partir das plantas. Este biocombustível deve tomar o lugar do petróleo que degrada muito a situação da camada de ozônio. Porém existe um mito dentro do biocombustível onde algumas pessoas defendem ser uma nova forma de obter energia limpa, já outras defendem que é só mais uma nova forma de trocar o petróleo e continuar a ganhar dinheiro. 

domingo, 11 de novembro de 2012

Comentários feitos

Marina Cunha - marinacunha101.blogspot.com.br
Arthur Moura - arthurmoura101.blogspot.com.br
Victória Rechden - victoriarechden.blogspot.com.br

Células-Tronco


     Células-tronco são células que tem a capacidade da autorreplicação, conseguem criar células iguais a elas, podendo ainda se diferenciarem em outros tecidos, uma grande diferença em comparação as outras células do corpo que não fazem transformações celulares. Estas células podem ser criadas para certos tipos de pesquisas, mas também são encontradas no nosso corpo, como nos embriões, medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, entre outros.

   As células-tronco são dividida em embrionárias, adultas e masenquimais, as células embrionárias são encontradas no embrião humano e podem se transformar em qualquer órgão ou tecido do organismo. As células adultas são encontradas em diversos tecidos, mas elas tem uma limitação na capacidade de diferenciação, não conseguem produzir todos os tecidos a partir delas e as células masenquimais são células do estroma do tecido, dão sustentação as células, estas por sua vez tem capacidade de se diferenciar em diversos tecidos e por isto são usadas para reparar tecidos danificados do nosso corpo. 
Estas mesmas células ainda podem ser diferenciadas por sua potência, podendo ser: 
Unipotentes: células que podem produzir somente um único tipo celular maduro;
Oligopotentes: podem produzir células de uma única linhagem;
Multipotentes: células que podem produzir outras células de diferentes linhagens;
Pluripotentes: podem produzir todas as células do embrião, excluindo placenta e anexos;
Tolipotentes: células que podem produzir todas as células embrionárias e extra embrionárias;

    As células-tronco estão sendo cada vez mais utilizadas em pesquisas para combaterem doenças, um experimento feito no Brasil com 23 pessoas que sofriam de diabetes receberam transplantes de suas próprias células-tronco, os resultados foram impressionantes, o pâncreas dos pacientes voltou a funcionar normalmente, assim deixando de depender injeções de insulina.
    Acredito que deveriam ter mais investimentos nas áreas de pesquisa de células-tronco, pois elas podem curar muitas doenças como: cadiovasculares, hematológicas, traumas na medula espinhal, entre muitas outras. Porém há uma barreira nesta área que é a igreja que condena o uso de células embrionárias considerando isto um assassinato, pois as pesquisas podem acabar com embriões humanos. Entendo que o uso destes embriões é para uma causa maior e que não se deve ser levado como pecado ou qualquer outra coisa do tipo, alguns países já permitem as pesquisas com os embriões e a tendência é aumentar este número. Talvez dentro de alguns anos já possamos usar essas células para tratarmos doenças graves que atingem uma grande parte da população mundial.