sábado, 16 de junho de 2012

A física e seus ramos


A palavra física de origem grega tem como significado de natureza. Com essas colocações é inevitável não relacionarmos física ao nosso cotidiano, vendo que ela está em todos os lugares, desde um simples movimento qualquer que façamos no nosso dia a dia até o movimento do sol perante a Terra. A física analisa os fenômenos naturais, os descreve e os explica.
Sendo assim a física é uma grande parte da ciência da natureza e da terra, que engloba muitas características, por isso é dividida em alguns ramos que são eles:

A mecânica: é o ramo mais antigo da física, estuda a variação dos movimentos dos corpos. Ela ainda é subdividida em 3 outros grupos.
· Cinemática: estuda os movimentos sem se preocupar com o motivo do movimento.
· Estática: estuda o objeto sob ação de forças que se equilibram.
· Dinâmica: estuda o movimento de tal objeto levando em conta a sua causa.
Ao relacionarmos com nosso dia a dia vemos que ela sempre presente conosco, por exemplo, quando vemos um carro em alta velocidade passar por nós.

Ondulatória: parte da física responsável por estudar o movimento e relações que as ondas têm. Todos os tipos de ondas são estudadas, desde as ondas do mar até as ondas eletromagnéticas. Ela transporta energia cinética da fonte para o meio. Convivemos diretamente com ondas sonoras, estamos sempre falando e emitindo ondas sonoras calculadas por dicibels.

Termologia: estuda o calor, os fenômenos térmicos. Em geral, as manifestações ligadas à mudança de temperatura, sejam elas passando para o mais frio ou mais quentes. Também está ligada a mudança de estados físicos da matéria. Um exemplo é quando pegamos algo que está muito gelado do freezer e logo após observamos a mudança em sua temperatura.

Eletromagnetismo: é o ramo da física que estuda as propriedades elétricas e magnéticas da matéria e suas aplicações. Esta se divide em campo magnético, eletroestática, indução magnética, força magnética e eltrodinâmica. Quando falamos em magnetismo relacionamos a imãs que são materiais capazes de atraírem ou repelirem-se entre si e entre metais. No nosso cotidiano está presente nos cartões de crédito, por exemplo, que usamos constantemente.

Óptica: é a parte da física que estuda a luz e os fenômenos a ela relacionados, se subdivide em duas: óptica geométrica e óptica física, onde uma estuda a trajetória seguida pela luz e a outra os fenômenos levando em conta a teoria da composição da luz. Está relacionada com tudo o que enxergamos.

Ao fim deste trabalho consigo entender melhor o sentindo da física e sua importância, pois está ligada a tudo, sem exageros. Um trabalho interessante que despertou-me mais curiosidades para me aprofundar adentro dos diversos ramos da física.


2 comentários:

  1. gostei muito do teu texto, luan, foi bem escrito e detalhado

    ResponderExcluir
  2. Não tenho nenhuma crítica a fazer, o trabalho está muito bom. Gostei bastante, muito bem explicado.

    ResponderExcluir