quinta-feira, 28 de junho de 2012

Comentários feitos

Arthur Moura - arthurmoura101.blogspot.com
Roberta Minossi - robertaminossi.blogspot.com.br
Thaís Marchand - thaismarchand.blogspot.com

Biologia: Tarefa 2


Quando falamos em sustentabilidade pensamos em algo que não agrida o meio ambiente, mas ela é mais que isso, hoje em dia é um termo muito usado que significa que as pessoas devem usar os recursos de forma não abusiva, dando oportunidade das próximas gerações também poderem usufruir dos recursos. Ainda sobre a sustentabilidade, parece que o ser humano agora está se dando conta de que tem de agir para não perder tudo aquilo que tem, os incentivos estão cada vez maiores, muitas empresas já abordaram a sustentabilidade como papel fundamental em seu processo de produção.
Quanto a Pegada Ecológica, é algo que nos motiva a mudarmos nosso estilo de vida, pois aí sim vemos o que estamos fazendo de certo e errado diante ao nosso planeta.
Após realizar o teste da Pegada, percebi que estou exatamente na média, onde é preciso de 1,8 hectares globais para mim. Se todas as pessoas vivessem como eu seria preciso à regeneração de 1 planeta por ano, a meu ver isto é muita coisa, porém se formos pensar no nosso dia a dia é realmente difícil mudar o que comemos ou utilizamos.
Mais especificamente minha Pegada é dividida em 7,7% na área de energia a qual corresponde à área de florestas reservadas para absorver as emissões de carbono, na área de cultivo que iclui frutas, grãos, verduras etc são 28,8%. Já na área de pastagens 34,5%, na área de florestas que é a utilização de madeira são 22,8%, na área construída são 4,5% e por fim na área de pesca são 1,7%. Com isso vejo que meus maiores percentuais estão ligados à comida e assim vejo que tenho de mudar alguns hábitos alimentícios.
Cada pessoa deveria fazer a sua parte para preservar o planeta, mas acredito que quem mais influencia nisso não é a população em si e sim as grandes indústrias e a agricultura. Um bom exemplo disto é quando vemos um gráfico da utilização de água doce no planeta, onde 70% da água é de utilização na agricultura e apenas 8% da população em geral. É importante que as pessoas façam a sua parte, mas grandes ações devem ser tomadas para que aconteçam mudanças nos próximos anos.

sábado, 16 de junho de 2012

Comentários feitos

Arthur Moura - arthurmoura101.blogspot.com.br
Roberta Minossi - robertaminossi.blogspot.com

A física e seus ramos


A palavra física de origem grega tem como significado de natureza. Com essas colocações é inevitável não relacionarmos física ao nosso cotidiano, vendo que ela está em todos os lugares, desde um simples movimento qualquer que façamos no nosso dia a dia até o movimento do sol perante a Terra. A física analisa os fenômenos naturais, os descreve e os explica.
Sendo assim a física é uma grande parte da ciência da natureza e da terra, que engloba muitas características, por isso é dividida em alguns ramos que são eles:

A mecânica: é o ramo mais antigo da física, estuda a variação dos movimentos dos corpos. Ela ainda é subdividida em 3 outros grupos.
· Cinemática: estuda os movimentos sem se preocupar com o motivo do movimento.
· Estática: estuda o objeto sob ação de forças que se equilibram.
· Dinâmica: estuda o movimento de tal objeto levando em conta a sua causa.
Ao relacionarmos com nosso dia a dia vemos que ela sempre presente conosco, por exemplo, quando vemos um carro em alta velocidade passar por nós.

Ondulatória: parte da física responsável por estudar o movimento e relações que as ondas têm. Todos os tipos de ondas são estudadas, desde as ondas do mar até as ondas eletromagnéticas. Ela transporta energia cinética da fonte para o meio. Convivemos diretamente com ondas sonoras, estamos sempre falando e emitindo ondas sonoras calculadas por dicibels.

Termologia: estuda o calor, os fenômenos térmicos. Em geral, as manifestações ligadas à mudança de temperatura, sejam elas passando para o mais frio ou mais quentes. Também está ligada a mudança de estados físicos da matéria. Um exemplo é quando pegamos algo que está muito gelado do freezer e logo após observamos a mudança em sua temperatura.

Eletromagnetismo: é o ramo da física que estuda as propriedades elétricas e magnéticas da matéria e suas aplicações. Esta se divide em campo magnético, eletroestática, indução magnética, força magnética e eltrodinâmica. Quando falamos em magnetismo relacionamos a imãs que são materiais capazes de atraírem ou repelirem-se entre si e entre metais. No nosso cotidiano está presente nos cartões de crédito, por exemplo, que usamos constantemente.

Óptica: é a parte da física que estuda a luz e os fenômenos a ela relacionados, se subdivide em duas: óptica geométrica e óptica física, onde uma estuda a trajetória seguida pela luz e a outra os fenômenos levando em conta a teoria da composição da luz. Está relacionada com tudo o que enxergamos.

Ao fim deste trabalho consigo entender melhor o sentindo da física e sua importância, pois está ligada a tudo, sem exageros. Um trabalho interessante que despertou-me mais curiosidades para me aprofundar adentro dos diversos ramos da física.


domingo, 3 de junho de 2012