terça-feira, 21 de agosto de 2012

Comentários feitos

arthurmoura101.blogspot.com.br - Arthur

nataliaabrahao.blogspot.com.br - Natália

LHC



1) O que é LHC?

LHC – Grande Colisor de Hádrons, em português, é um projeto físico muito complexo, o maior já feito em todos os tempos e para isso demorou várias décadas para ser construído, mais de 10 mil físicos e engenheiros trabalharam nele. Esta máquina acelera partículas de prótons (núcleos de hidrogênio) a uma velocidade quase idêntica a velocidade da luz. Com esta velocidade conseguem fazer com que essas partículas circulem 27 quilômetros de circunferência 11 mil vezes por segundo e as colidem umas com as outras vindas de sentidos opostos, com isso conseguem recriar as condições presentes em menos de um bilionésimo de segundo após a criação do universo.


2) Qual o objetivo geral da construção do Large Hadron Collider (LHC)? 

O LHC foi criado no intuito de conseguir demonstrar a todos como o universo surgiu, que para muitos é a maior dúvida e incerteza de nossas vidas. Para conseguir alcançar esse objetivo a máquina recria as condições presentes em um bilionésimo de segundo depois de surgimento do universo. É esperado que se consiga entender como tudo foi criado, desde os seres humanos aos planetas e galáxias.


 3) O que é o Bóson de Higgs e qual sua importância para a Física?
    
Todo o universo está cercado de Bóson de Higgs, que é uma espécie de campo de força que da massa a todas as coisas presentes na galáxia, sem ele não estaríamos vivos, ou melhor, nada existiria. Todas as partículas viajariam na velocidade da luz sem parar, o Bóson de Higgs cerca todos os elétrons existentes, faz com que estas partículas interajam entre si e com isso diminuam sua velocidade, quanto maior a interação entre as partículas mais “pesadas” elas ficam, com maior massa.


4) Porque o Bóson de Higgs é chamado de "partícula de Deus"? 

É chamado por este nome, “Partícula de Deus” por causa de um livro escrito por Leon Lederman. O nome real do livro era “The Goddamn Particle”, que significa a partícula maldita, devido à dificuldade de ser descoberta e encontrada no mundo científico. O editor do livro não deixara ser publicado assim por um certo desconforto de que a palavra maldita fosse mal recebida pelo público e pela crítica em geral, assim mudou o nome para a “Partícula de Deus”. Outra explicação seria também que esta partícula estaria presente em todos os lugares do universo assim como Deus.